Fórmula 1 – Preview GP do Bahrain de 2025
quarta-feira, 9 de abril de 2025 às 15:05
Largada em 2024
Horário dos treinos e corrida
Sexta-feira, 11 de Abril de 2025
Treino Livre 1 08:30 – 09:30 (F1TV e Bandsports)
Treino Livre 2 12:00 – 13:00
Sábado, 12 de Abril de 2025
Treino Livre 3 09:30 – 10:30
Classificação – 13:00 – 14:00
Domingo, 13 de Abril de 2025
Corrida – 12:00
Pista de Sakhir – Bahrain
O Circuito Internacional do Bahrain (BIC) já proporcionou grandes corridas, notadamente a de 2014 e 2015. A pista foi a primeira de F1 construída no Oriente Médio. O primeiro GP foi em 2004 e desde lá a pista ganhou reputação de rápida e furiosa. Este ano será o décimo segundo que a corrida será realizada ao anoitecer, o que significa que a temperatura da pista cai substancialmente durante a prova. Esta característica afeta diretamente o comportamento dos pneus.
O desenho de 5,4 km é essencialmente composto por quatro longas retas. Os carros excedem os 300 km/h em cada uma delas, no final das quais as frenagens chegam a 5Gs, onde a estabilidade do carro e um ERS (sistema de recuperação de energia) sem defeitos, que auxilia o freio eletrônico, é essencial. Boa tração é outra característica importante nesta pista, já que os carros saem das curvas em primeira ou segunda marchas em quatro ocasiões durante a volta. Motor forte e bem refrigerado é condição sine qua non para andar bem nessa pista!
O setor do meio fornece algumas das curvas mais difíceis. A curva 10 é em descida com inclinação negativa, na qual é fácil bloquear a roda dianteira esquerda. As curvas 11 e 12 são as mais longas do circuito e portanto, um bom equilíbrio do carro é importante para os pilotos conseguirem manter a potência durante o contorno.
O asfalto do BIC é bastante abrasivo, mas a ausência de curvas de alta velocidade com raio longo, faz com que a pista não seja tão agressiva em relação aos pneus. Os compostos serão os duros (C1), médios (C2) e macios (C3) com a nova estrutura interna mais reforçada. O Bahrain é extremamente quente durante o dia, mas a temperatura cai bastante ao anoitecer e ajuda a limitar a degradação térmica dos pneus durante a corrida.
A McLaren e seus pilotos são os favoritos nas casas de apostas, mesmo tendo perdido o último GP no Japão. Os treinos livres de sexta-feira – principalmente o TL2 – serão de suma importância para ver o que as equipes conseguiram avançar durante essa semana e nos darão uma boa ideia de onde estão no grid.
A pista é larga, uma das 3 zonas de DRS, a da reta principal, é bem grande e portanto não há problemas de ultrapassagem. Mas as temperaturas este ano serão mais altas do que de costume, mesmo de noite.

São Paulo- Bahrain são 17h40min de voo
Veja as escolhas de compostos de pneus disponíveis
Freada para a curva 1
Coloque o celular na horizontal para assistir o vídeo
Bahrain International Circuit
Tamanho da pista | 5,412 km |
Número de voltas | 57 |
Corrida total | 308,238 km |
Recorde da volta (classificação) | 1’27.264 (223.267 kph) por Lewis Hamilton 2020 |
Volta mais rápida (corrida) | 1’29.257 (217.62 kph) por Mark Webber, 2005 |
Velocidade máxima | 337 kph |
Aceleração plena | 70% |
Consumo de pneu | Médio / Alto |
Consumo de freio | Alto |
Nível de downforce | 07/10 |
Consumo por volta na corrida | Cerca de 1.8 kg |
Perda no pit lane | 17 segundos |
Pneus para 2025 | C1, C2 e C3 |
Zonas de DRS | 3, na reta do box e depois as curvas 3 e 10 |
Melhor tempo no TL1 em 2024 | 1’32.869 – Daniel Ricciardo |
Melhor tempo no TL2 em 2024 | 1’30.374 – Lewis Hamilton |
Melhor tempo no TL3 em 2024 | 1’30.824 – Carlos Sainz |
Pole em 2024 | 1’29.179 – Max Verstappen |
Vencedor em 2024 | 1:31’44.742 – Max Verstappen |
Vitórias | |
2024 | Max Verstappen |
2023 | Max Verstappen |
2022 | Charles Leclerc |
2021 | Lewis Hamilton |
2020 | Lewis Hamilton |
2019 | Lewis Hamilton |
2018 | Sebastian Vettel |
2017 | Sebastian Vettel |
2016 | Nico Rosberg |
2015 | Lewis Hamilton |
2014 | Lewis Hamilton |
2013 | Sebastian Vettel |
2012 | Sebastian Vettel |
2010 | Fernando Alonso |
Poles | |
2024 | Max Verstappen |
2023 | Max Verstappen |
2022 | Charles Leclerc |
2021 | Max Verstappen |
2020 | Lewis Hamilton |
2019 | Charles Leclerc |
2018 | Sebastian Vettel |
2017 | Valtteri Bottas |
2016 | Lewis Hamilton |
2015 | Lewis Hamilton |
2014 | Nico Rosberg |
2013 | Nico Rosberg |
2012 | Sebastian Vettel |
2010 | Sebastian Vettel |
VMR | |
2024 | Max Verstappen |
2023 | Zhou Guanyu |
2022 | Charles Leclerc |
2021 | Valtteri Bottas |
2020 | Max Verstappen |
2019 | Charles Leclerc |
2018 | Valtteri Bottas |
2017 | Lewis Hamilton |
2016 | Nico Rosberg |
2015 | Kimi Raikkonen |
2014 | Nico Rosberg |
2013 | Sebastian Vettel |
2012 | Sebastian Vettel |
2010 | Fernando Alonso |
* Não houve corrida em 2011 |
Previsão do tempo para Sakhir
Sexta-feira
Mínima de 23º e máxima de 32º
Céu claro, sem possibilidade de chuva no TL1 e TL2
Sábado
Mínima de 24º e máxima de 33º
Céu claro, sem possibilidade de chuva no TL3 e na classificação
Domingo
Mínima de 24º e máxima de 30º
Céu claro, sem possibilidade de chuva na corrida
Bolsa de apostas em Londres – Aposte clicando
Paga x para cada 1,00 apostado
Onboard da pole de Charles Leclerc em 2024
Coloque o celular na horizontal para assistir o vídeo
f1 video onboard Verstappen, horários F1 Bahrein, noticias f1, pista sakhir, Postas F1 Bahrein, Prévia F1 Bahrein
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.